Warren Buffett
Warren Buffett , Investidor, CEO da Bershire Hathaway e filantropo.
O “Oráculo de Omaha”, é um dos investidores mais importantes do mercado financeiro. Sua fortuna é estimada em quase US$ 90 bilhões e ele está entre os mais ricos do mundo. Se tudo isso já não fosse motivo mais que suficiente para admira-lo, resta-me dizer que seu grande feito veio quando ainda era criança. Buffett, começou empreender aos 6 anos de idade vendendo latinhas de coca-cola, revistas e chicletes de porta em porta. Aos 7 anos já se interessava por investimentos e aos 11 anos era investidor da bolsa de valores.
Normalmente as pessoas se perguntam como uma criança de tão pouca idade pode entender tanto sobre dinheiro. E aqui cabe dizer que para falarmos sobre Educação Financeira Infantil precisamos abrir mão das nossas crenças limitantes e mentalidade arcaica. Mas calma! O tecer do rosário segue a luz dos ensinamentos do Warren Buffett que em entrevista à CNBC, em 2013, disse que seu pai foi sua maior inspiração e quem o ensinou desde cedo hábitos corretos em relação ao dinheiro.
A entrevista seguiu querendo desvendar os segredos do bilionário e ele categoricamente disse que o maior erro dos pais em relação a esse assunto (dinheiro) é a demora para abordar o tema com os filhos. Para Buffett, os pais perdem a oportunidade de falar sobre dinheiro quando os pequenos estão na pré-escola, para só na adolescência ensina-los como administrar o dinheiro. Sem dúvidas, essa ideia disruptiva vem embasada não só nos conhecimentos do Oráculo de Omaha, mas também em dados comprovados por pesquisas, como o Estudo da universidade de Cambridge que comprova que as crianças entre 3 e 4 anos já conseguem compreender os conceitos básicos de finanças.
Por essas e outras, te digo que Educação Financeira é assunto de criança, sim!